Qual Melhor Forma de Cancelar e Remarcar uma Passagem Aérea?

Saiba como fazer para cancelar e remarcar uma passagem aérea sem maiores dores de cabeça…

Provavelmente você está precisando ou já vivenciou a situação de ter que cancelar e remarcar uma passagem aérea. O problema é que toda vez que este procedimento é necessário, o cliente acaba tendo uma grande dor de cabeça.

Para amenizar esta situação, confira neste post tudo o que você precisa saber para conseguir cancelar e remarcar uma passagem aérea da melhor forma possível, e vamos mostrar isso em cada companhia, principalmente na Voe GOL.

como cancelar e remarcar uma passagem aerea

Como cancelar e remarcar uma passagem aérea

Qual a melhor forma de cancelar e remarcar uma passagem aérea?

Cada companhia aérea tem um procedimento diferente, mas é certo que as piores situações para cancelamento e remarcação de passagens aéreas estão relacionadas aos valores promocionais. Apesar de serem ótimos, eles só valem realmente a pena se o cliente não mudar de ideia na última hora.

É claro que imprevistos podem acontecer, mas quanto mais você conseguir evitar, melhor. Dentro desse contexto, você precisa conhecer os seguintes termos:

  • Taxa de reembolso/multa: é o valor cobrado pela empresa aérea que é descontado do valor pago pelo cliente. Dependendo da empresa, pode ser cobrado um valor fixo ou uma porcentagem do valor pago, exceto a taxa de embarque.
  • No show: é o valor cobrado pelas empresas aéreas para reembolsar ou alterar o bilhete depois de passada a data e o horário originais da reserva. Esta taxa é cobrada quando o cliente perde o voo ou desiste de viajar sem comunicar previamente. Novamente, pode ser um valor fixo ou uma porcentagem do valor pago, exceto a taxa de embarque.
  • Diferença de tarifas: é a diferença entre o que já foi pago e o novo valor do voo desejado. Como os preços dos voos são variáveis, porque dependem de uma série de fatores (inclusive a data de compra), a diferença de tarifa também é variável.

Procedimento de cancelamento e remarcação das passagens nas principais empresas aéreas brasileiras

Conforme já foi informado, dependendo da empresa aérea, a atitude tomada é diferente. Quatro das principais empresas aéreas que atuam no Brasil serão comparadas neste post, sendo elas: Avianca, LATAM, GOL e Azul.

 

Todas as companhias têm preços variáveis, dependendo da família de tarifa escolhida: econômica, flexível, padrão etc. As análises seguem a ordem de melhor custo-benefício para o cliente.

Cancelando e remarcando uma passagem aérea na GOL

A GOL possui uma boa política para as tarifas flexíveis que são um pouco mais caras, mas oferecem a possibilidade ilimitada de remarcações, sem haver a cobrança de multa. A remarcação pode ser feita diretamente pelo site da empresa.

Porém para quem compra passagens na tarifa promocional, a GOL não é uma boa opção para a remarcação de bilhetes, porque estes não são reembolsáveis.

Cancelamento e remarcação de passagens na Avianca

Já a Avianca trabalha somente com bilhetes reembolsáveis, mas o custo das tarifas flexíveis, chamadas de Mais e Open+, é maior do que o das outras companhias, o que é uma desvantagem, já que o cliente acaba comprando bilhetes com tarifação menos flexível.

Cancelar e remarcar passagens aéreas na Azul

A Azul é a empresa que causa mais confusão, cobrando valores diferenciados de multas e taxas dentro de uma mesma família de tarifação. A tarifa flexível é uma opção interessante para o usuário, mas geralmente o valor é muito mais alto se comparado à tarifa promocional.

Como cancelar e remarcar passagens na LATAM

Já a LATAM possui cobrança de taxas muito altas para a remarcação de passagens, o que é inviável para os clientes. O mesmo ocorre para as tarifas flexíveis, a companhia também costuma ser bastante burocrática e, dependendo do caso, aplica uma taxa de R$ 40,00 ou 10% sobre o valor do bilhete – a mais cara do setor.

Portanto, o mais indicado é tentar não remarcar as passagens aéreas. Mas se precisar, a melhor forma é ter adquirido as passagens numa empresa com bom custo-benefício e que ofereça atendimento rápido.

É possível remarcar as passagens pela internet e/ou telefone em todas as companhias (exceto em alguns casos para a LATAM). Desta maneira, você evita ter mais problemas com o cancelamento e remarcação.

Deixe um Comentário