Multiplicar milhas aéreas pagando boletos é ilegal?

Saiba de uma vez por todas se multiplicar milhas aéreas pagando boletos é ilegal ou não…

Realizar pagamentos diversos com cartão de crédito pode gerar milhas para troca por passagens aéreas diversas em trechos nacionais e internacionais. A dúvida mais comum nesse assunto é se é ilegal juntar ou multiplicar milhas aéreas pagando boletos bancários com seu cartão de crédito.

Vamos esclarecer essa dúvida para você, só aqui no site da Voe GOL Abrata!

multiplicar milhas aereas pagando boletos e ilegal

Multiplicar milhas aéreas pagando boletos

Multiplicar milhas aéreas pagando boletos é ilegal?

Não, acumular milhas pagando boletos não é ilegal. Inclusive, o pagamento de boletos com o crédito é um dos serviços oferecidos pelos bancos nacionais.

O erro, em alguns casos, está na autenticidade dos boletos que são pagos.

O caso da família processada por juntar milhas com boleto

Em agosto de 2014 veio à tona o caso da família que juntou milhões de milhas aéreas durante muito pouco tempo devido ao pagamento de diversos boletos bancários. Foi aí que surgiu a grande dúvida: afinal, é ilegal juntar milhas pagando boletos com o cartão? Não, não é ilegal!

Boletos bancários são a forma de pagamento gerada para fins de quitação de produtos ou serviços diretos. Portanto, para que o boleto seja legal, aceitável pela lei e justificável perante a Receita Federal, ele deve estar vinculado a uma compra real, verdadeira, de um produto ou serviço adquirido.

No caso da família que foi processada, o erro deles não estava no acúmulo das milhas, mas sim na origem dos boletos. Durante a investigação, foi levantada a hipótese de que tais boletos pagos não estavam de fato relacionados com compras reais, sendo eles falsos – portanto, ilegais.

 

A princípio, pelo que se sabe, esses boletos foram gerados para fins de movimentação do dinheiro para acúmulo e multiplicação das milhas aéreas,  que posteriormente poderiam ser utilizadas para viagens ou mesmo para vendas em programas ou empresas específicas de passagens como GOL.

Em suma: você pode pagar boletos com seu cartão e gerar milhas, isso é legal. Ilegal é criar boletos falsos ou boletos de pagamento para si mesmo para acumular essas milhas. Essa atitude caracteriza falsidade ideológica e estelionato, logicamente, passível de punição e processo judicial.

Como funciona a conversão de milhas com boletos

A conversão de milhas com boletos é muito simples: basta você pagar boletos reais com seu cartão de crédito. Essa opção depende do tipo de cartão e do banco que você utiliza, portanto é necessário verificar a possibilidade e também a quantidade de pontos que são acumulados nesse tipo de transação.

Além disso, alguns bancos cobram uma taxa de pagamento para boleto com cartão de crédito, portanto é interessante que você analise se compensa realizar esse pagamento com o cartão ou se compensa mais utiliza-lo para pagamento de outros produtos ou serviços como refeições e compras no varejo.

Como gerar milhas com faturas de cartão de crédito

As suas faturas de cartão de crédito também podem gerar milhas. Para isso, é necessário que você tenha ao mínimo dois cartões e dois bancos diferentes para realizar a transação.

É importante que você verifique as regras para saber se os bancos aprovam esse tipo de conversão e oferecem a opção de pagamento de fatura de outro cartão. Caso a resposta seja positiva, basta pagar a fatura do cartão 1 no cartão 2.

Vale ressaltar que é preciso que o cartão seja do mesmo titular e que ele não pode ser do mesmo banco. Caso o banco verifique que você está infringindo as regras, ele tem o direito de revogar seu contrato e cancelar seu cartão e demais serviços bancários. Confira essas e outras dicas em nosso site da GOL.

Deixe um Comentário