Como evitar extravio de bagagens? O que fazer se foi extraviada?

Veja como evitar o extravio de bagagens e o que fazer caso você tenha a sua bagagem extraviada…

Viajar é o melhor presente que uma pessoa pode dar a si mesma ou à sua família. Respirar ares diferentes, conhecer pessoas novas, desfrutar de um lugar onde não se está todos os dias e desligar completamente da rotina. Tudo isso é incrível e indispensável para quem quer recarregar as energias, no entanto, pode se tornar uma grande dor de cabeça se a sua bagagem for extraviada.

Uma dica que nosso site dá é utilizar a GOL como provedora de passagens.

como evitar extravio de bagagem o que fazer em caso de ser extraviada

Como evitar extravio de bagagem

Como evitar o extravio de bagagens?

Primeiramente, algumas atitudes simples podem evitar que as suas malas desapareçam, como por exemplo, não gastar muito dinheiro em malas de marca, são as que chamam mais a atenção de quem está com más intenções.

Outro passo importante é identificar todas as suas malas: coloque uma etiqueta que contenha informações básicas como nome e telefone. Caso você perca a sua bagagem e alguém encontre, isso aumenta as chances de que ela seja devolvida rapidamente.

Além das etiquetas, você também deve diferenciar a sua mala das outras, adesivos coloridos são uma forma simples e barata de fazer isso. Jamais dispense os cadeados para bagagem e se estiver transportando produtos de valor, fotografe antes de despachar, pois caso você seja vítima de furto, essa é uma prova a mais de que você realmente tinha determinados itens.

 

Utilize a bagagem de mão

Procure deixar os pertences de maior valor na mala de mão, assim como uma muda de roupa e algum outro item que seja extremamente necessário, como um remédio por exemplo. Evite conexões, pois nessas ocasiões é mais fácil extraviar bagagens, por isso, sempre que for possível, voe diretamente para o seu destino, sem fazer escalas, é muito mais seguro.

Jamais deixe a sua mala sozinha no aeroporto, pois um minuto de distração pode ser o suficiente para provocar um problema! Se for até a lanchonete tomar um café, leve a bagagem com você, acredite que vale muito mais à pena carregar um pouco de peso do que correr o risco de ter seus pertences roubados.

O que fazer se a bagagem for extraviada?

Mesmo com todos esses cuidados, ainda é possível que a sua bagagem seja extraviada. Se isso acontecer, você deve comunicar a companhia aérea imediatamente e, provavelmente, terá que fazer isso também por escrito, pelo Relatório de Irregularidade de Bagagem.

A empresa, seja a Voe Gol ou qualquer outra, tem responsabilidade sobre as malas dos passageiros desde o momento do despacho até serem recebidas pelos proprietários.

Se houver algum problema entre o momento em que a mala é despachada e o momento em que você a recebe, você deverá registrar o ocorrido enquanto ainda estiver no aeroporto e a companhia vai calcular o valor de ressarcimento, com base no Código Brasileiro de Aviação.

A empresa tem até trinta dias para ressarcir o passageiro lesado, e são muitos comuns os casos em que os clientes entram na justiça, porque acreditam que o valor seja muito baixo.

Para evitar transtornos e burocracia, o melhor a fazer é tomar o máximo de cuidado possível com a sua bagagem, para que ela não seja extraviada. Uma dica muito importante é levar exclusivamente aquilo que for necessário para a viagem, pois se houver um problema, não perderá tanto.

Deixe um Comentário